Bitcoin como um pedaço de oito do século 21

Bitcoin como um pedaço de oito do século 21

Muitos comentaristas comparam o Bitcoin com o ouro, a ideia é que sua oferta finita o torna um recurso atraente no longo prazo. reserva de valor. Houve exemplos históricos de ampla adoção de moedas de ouro, como a soberana e a semi-soberana do Império Britânico. No entanto, a adopção dos soberanos foi frequentemente promovida e dirigida pelo governo imperial britânico, para grande consternação dos administradores locais que muitas vezes sofriam escassez de moeda. O Bitcoin não tem um estado-nação para promover a sua adoção, portanto a comparação entre ele e os soberanos de ouro é fraca. Uma das moedas de prata mais utilizadas no mundo, o dólar de prata espanhol, pode oferecer uma comparação melhor.

O dólar de prata espanhol, ou real como era originalmente conhecida, era incomum porque prosperou como moeda comercial enquanto a Espanha, sua nação de origem, declinou. Além disso, foi adoptada em países que nunca foram colónias espanholas, violando assim a premissa de que uma moeda só pode prosperar se tiver um país de origem forte que promova a sua utilização. Os três principais fatores por trás do real sucesso foram a sua disponibilidade, qualidade e verificabilidade.

Bitcoin como um pedaço de oito do século 21

O real foi criado em 1497, cinco anos depois de Colombo ter desembarcado na América, quando o rei Fernando e a rainha Isabel reformaram o sistema monetário espanhol através da Pragmática de Medina del Campo. A nova prata real poderia ser dividido em oito partes, daí ‘pedaços de oito’. Observe que não deve ser confundido com ‘dobrões’, que eram feitos de ouro.

Cinquenta anos depois, em 1545, os espanhóis descobriram o Cerro de Potosi, na atual Bolívia, que era a fonte mais rica de prata da história do mundo. A escassez de moedas levou a coroa espanhola a permitir a cunhagem de real na Nova Espanha em 1535. Ao mesmo tempo, os exploradores portugueses descobriram não só a rota para as Índias e a China, evitando assim os árabes e os venezianos que comercializavam ducados de ouro ao longo da Rota da Seda, mas também que os comerciantes da Ásia Oriental preferiam prata sobre ouro. A procura chinesa foi particularmente grande porque a escassez de bronze utilizado nas moedas da dinastia Ming forçou os comerciantes a procurar alternativas. A procura de prata rapidamente ultrapassou a oferta chinesa e japonesa, criando um mercado pronto para os envios regulares de prata. real das colônias da Nova Espanha às Filipinas, outra colônia espanhola.

A sua adopção espalhou-se pelas Américas de tal forma que em 1792 era a moeda de facto dos Estados Unidos recentemente independentes. Na verdade, quando o dólar dos EUA foi emitido pela primeira vez, estava indexado ao real. 87 anos mais tarde, em 1879, a China faria a mesma coisa, atrelando o seu novo yuan ao real ou o peso mexicano, como era então conhecido. O crescimento do Império Espanhol proporcionou, portanto, a distribuição e disponibilidade tanto na América como na Ásia, o que foi o primeiro passo para o seu sucesso.

O segundo factor foi que o governo espanhol garantiu a real a qualidade permaneceu consistente, o que por sua vez significou que seu valor permaneceu estável.

Ao contrário de muitas outras moedas da época, o real estava sujeito a uma degradação muito limitada. No entanto, enquanto o real permaneceu forte, a economia interna espanhola enfraqueceu. Os esforços para combater a inflação, alguns dos quais envolveram a degradação do mercado interno véu a cunhagem de moedas, sufocou as exportações e incentivou as importações e paralisou ainda mais a economia espanhola. Estas políticas, quando combinadas com as exigências do conflito contínuo e dos gastos reais perdulários, acabaram por conduzir a uma grande parte da prata real sendo exportado para o resto da Europa. As outras nações europeias, especialmente os holandeses e os britânicos, estavam ansiosos por competir com o império espanhol e por isso precisavam da prata para comprar chá, sedas e especiarias da China e da Ásia. A antiga Companhia Inglesa das Índias Orientais começou tentando vender tecidos pesados ​​de lã na Índia e na China, sem surpresa, com sucesso muito limitado. Usando prata real foi muito mais fácil.

O facto de uma moeda ter alcançado ampla adopção enquanto o seu país natal estava em declínio foi notável. O fato de o Bitcoin ter conseguido isso sem nenhuma nação natal é ainda mais notável.

O fator final na real o sucesso foi a verificabilidade. Outros países tentaram replicar o realmas mesmo moedas estrangeiras da mesma qualidade e peso foram rejeitadas pelos comerciantes chineses e asiáticos, uma vez que era mais fácil presumir que os espanhóis real foram consistentes. Os EUA foram um desses concorrentes malsucedidos. Em 1872, o Tesouro dos EUA observou que, embora o real comandava um prêmio de 6-8% no Leste Asiático, a prata americana sofreu um desconto de 2%. Portanto, em 1873, a Lei da Moeda dos EUA autorizou a criação de um “dólar comercial” dos EUA. Esta nova moeda ficou conhecida como ‘dólar da Águia’ devido ao seu design de Águia Careca. Os EUA esperavam lucrar com a senhoriagem com base na crença de que a maioria das Águias nunca cruzariam o Pacífico de volta para onde poderiam ser resgatadas.

A Águia teve sucesso misto. Apesar do endosso do imperador Tongzhi, foi adotado de forma limitada no sul da China, mas não no norte. O que é mais decepcionante é que, à medida que o valor da prata caiu, a Águia começou a reaparecer nos EUA, onde o seu conteúdo de prata era inferior ao seu valor nominal, levando a resgates. Foi gradualmente eliminado e, de facto, a partir de 1873, muitos países começaram a migrar para o padrão-ouro.

Portanto, permanece a questão de saber se o Bitcoin, que não tem nação alguma, poderia algum dia ser tratado como uma moeda comercial. Tal como o dólar de prata espanhol, está, em princípio, abundantemente disponível, uma vez que se encontra na Internet aberta. Onde o real tinha peso e pureza consistentes, então o Bitcoin tem um design e estrutura consistentes. A matemática que o sustenta é a mesma em qualquer país. Onde o real conquistou o que era efetivamente o reconhecimento da marca, permitindo que fosse facilmente reconhecido pelos detentores, de modo que o Bitcoin é facilmente verificável porque está em um livro-razão público com uma estrutura imutável com hash. Levou o real cerca de cem anos para obter seu reconhecimento e status e o mesmo pode ser verdade, com o tempo, para o Bitcoin. Embora possa haver críticas à adequação do Bitcoin como meio de troca, que o real certamente teve, o que é inegável é que o Bitcoin compartilha várias das características de sucesso que sustentaram a adoção do real na sua disponibilidade, qualidade e verificabilidade.

O facto de uma moeda ter alcançado ampla adopção enquanto o seu país natal estava em declínio foi notável. O fato de o Bitcoin ter conseguido isso sem nenhuma nação natal é ainda mais notável.

 

 

Post Comment

Translate »